quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Kardec por Felix Nadar?

Seria o famoso retrato de Kardec uma das imagens feitas pelo célebre fotógrafo parisiense?


Essa fotografia em preto e branco foi produzida provavelmente na década de 1860 e, embora não haja provas conclusivas, a não ser pelo estilo, é possível que a mesma tenha sido feita por Felix Nadar, conhecido fotógrafo de celebridades parisienses.

Embora discreto, Allan Kardec era uma personalidade bastante conhecida em Paris e muito admirado exatamente por ser visto como um benfeitor da cidade, pensador de vanguarda e que desafiava, com a maioria dos inovadores, a cultura dominante na época. Por não ser radical ou intolerante, o Codificador também gozava da amizade e da consideração de diversos segmentos sociais, exceto aqueles ligados abertamente ao dogmatismo religioso.

Felix Nadar, retratista que explorou comercialmente essa então inovação tecnológica, registrou a imagem de inúmeras personalidades parisienses, incluindo alguns artistas assumidamente espíritas ou simpatizantes do Espiritismo, como foi o caso de George Sand, Victor Hugo, Sarah Bernhardt e Victorien Sardou. Foi ele também quem fotografou Pedro II quando do seu falecimento num quarto de hotel na capital francesa e as experiências de Santos Dumont na aviação.


Experiência de auto-retrato de Felix Nadar

Nenhum comentário:

Postar um comentário